Os pesquisadores capturaram a primeira imagem de 3.200 megapixels do mundo

Avatar de Redação
08/09/2020 às 13:09 | Atualizado há 4 anos
Os pesquisadores capturaram a primeira imagem de 3.200 megapixels do mundo
Imagem via SLAC

Pesquisadores do SLAC National Accelerator Laboratory em Stanford, Califórnia capturou a maior imagem de disparo único do mundo. Composta de 3.200 megapixels (MP), a imagem foi capturada usando um conjunto de 189 sensores de imagem que estão sendo desenvolvidos para serem integrados à maior câmera digital do mundo que está atualmente em construção no SLAC.

Os pesquisadores capturaram a primeira imagem de 3.200 megapixels do mundo 5
Imagem via SLAC

O sensor gigantesco necessário para capturar fotos de 3.200 MP tem mais de 60 centímetros de largura e seu plano focal é enorme, grande o suficiente para capturar o tamanho de uma porção do céu equivalente a 40 luas cheias. Estritamente falando, o sensor contém 189 sensores individuais de 16 MP, ou dispositivos de carga acoplada (CCDs), e cada pixel individual tem cerca de 10 mícrons de largura. Para colocar tudo isso em perspectiva:

As imagens são tão grandes que seriam necessárias 378 telas de TV de ultra-alta definição 4K para exibir uma delas em tamanho real, e sua resolução é tão alta que você poderia ver uma bola de golfe a cerca de 15 milhas de distância.

Usando este sensor gigantesco, os pesquisadores capturaram uma variedade de assuntos diferentes, incluindo a intrincada cabeça de Romanesco (brócolis) e uma foto de Vera Rubin, que foi uma das figuras-chave na descoberta da matéria escura. Dado o tamanho das fotos, a equipe desenvolveu um aplicativo web que permitirá que você confira as imagens incrivelmente detalhadas. Você pode clicar nos links abaixo para ser redirecionado ao visualizador de fotos.

Os pesquisadores capturaram a primeira imagem de 3.200 megapixels do mundo 6
Imagem via SLAC

Estas fotos foram tiradas como um teste após a montagem inicial do sensor de imagem Foi completado no Laboratório SLAC. A razão de ser desse sensor, no entanto, é no Observatório Vera C. Rubin, no Chile, em meados de 2021, onde produzirá uma imagem panorâmica do céu meridional completo a cada poucas noites por 10 anos, capturando mais de 20 bilhões de galáxias . O objetivo de toda esta iniciativa é aumentar nossa compreensão da matéria escura, energia escura e o cosmos em geral. Para mais detalhes, você pode verifique esta página da web.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ