Papa tem formação em matemática, mas não é o acadêmico que a internet imaginava

Descubra por que o Papa foi confundido com um acadêmico de matemática e como essa história se desenrolou nas redes sociais.
Atualizado há 3 horas
Papa tem formação em matemática, mas não é o acadêmico que a internet imaginava
Papa confundido com matemático: a história que viralizou nas redes sociais. (Imagem/Reprodução: Super)
Resumo da notícia
    • O Papa possui formação em matemática, mas foi confundido com outro acadêmico de mesmo nome.
    • Você entenderá como a internet criou uma confusão sobre a trajetória acadêmica do Papa.
    • A notícia esclarece um equívoco que viralizou e pode influenciar a percepção sobre figuras públicas.
    • O caso também destaca a importância de verificar informações antes de compartilhá-las.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É verdade que o Papa é matemático? A internet ficou em polvorosa com a notícia de que o Papa Leão XIV, na verdade, era um especialista em números antes de seguir sua vocação religiosa. Mas calma, essa história tem um lado B bem interessante e algumas confusões matemáticas no meio do caminho. Vamos desvendar esse mistério!

O novo papa estudou teologia e tem um doutorado em direito canônico. Antes de se tornar frade e trilhar o caminho eclesiástico que o conduziria à posição mais importante da Igreja Católica, Leão XIV era matemático.

Robert Prevost obteve seu título de bacharel em matemática em 1977. Ele estudou na Universidade Villanova, uma instituição de ensino católica fundada pela Ordem de Santo Agostinho na Pensilvânia, EUA. Depois disso, Prevost entrou na mesma ordem religiosa que fundou sua faculdade e decidiu se tornar frade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A matemática não foi completamente abandonada. Enquanto cursava o mestrado em teologia, Prevost lecionou física e matemática em uma escola secundária católica em Chicago. Mais tarde, o papa trocou as ciências exatas pelo estudo das normas que regem a Igreja Católica. Entre 1988 e 1998, ele ensinou direito canônico em um seminário no Peru.

A confusão matemática do Papa é matemático

A pergunta que bombou nas redes sociais foi: “O próximo papa é Bayesiano?”. A comunidade matemática do X (antigo Twitter) ficou agitada com a possibilidade, embora “Bayesiano” não seja a primeira palavra que vem à mente quando pensamos em alguém entusiasmado.

Leia também:

O motivo? Vários veículos de imprensa divulgaram que o Papa Leão XIV escreveu um livro chamado Probability and Theistic Explanation (Probabilidade e a Explicação Teísta, em português). Publicada em 1990 pela editora da Universidade Oxford, a obra analisa criticamente a tentativa de explicar a crença religiosa com argumentos científicos, comparando as teorias dos filósofos Basil Mitchell e Richard Swinburne.

O autor, Robert Prevost, era um acadêmico americano da área de matemática que acredita em Deus. Seria o papa? A resposta é: não! É outro Prevost. Qual a probabilidade de duas pessoas nascidas nos Estados Unidos chamadas Robert Prevost acabarem estudando a intersecção entre teologia e matemática?

O outro Robert Prevost, o matemático

O Robert Prevost que escreveu o livro sobre probabilidade é um pesquisador ligado à Universidade do Texas e interessado em filosofia da religião. Há poucas informações sobre ele na internet, mas seu perfil no LinkedIn mostra que ele é formado em Direito (ao contrário do papa, que é formado em matemática) e professor de filosofia na Universidade Wingate, uma instituição de ensino particular na Carolina do Norte, há 30 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E aí, qual a probabilidade de dois Robert Prevost, ambos americanos, se dedicarem ao estudo da relação entre teologia e matemática? Deixo esse desafio para o Papa Leão XIV calcular nas suas horas vagas! E se você gosta de desafios, veja esse artigo que lista dez startups escolhidas para o Programa Fogo Alto após evento em São Paulo.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda: Via Super

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.