Portland proíbe uso reconhecimento facial em qualquer lugar

Avatar de Redação
10/09/2020 às 09:24 | Atualizado há 4 anos
Portland proíbe o uso de tecnologia de reconhecimento facial por entidades governamentais e privadas

Portland, no Oregon, se tornou a primeira cidade a proibir o uso de tecnologia de reconhecimento facial por ambos agências governamentais em “locais de alojamento público”. Ambas as portarias foram aprovadas por unanimidade pelos legisladores.

Durante a audiência desta proibição histórica, o prefeito de Portland Ted Wheeler disse:

“Os moradores de Portland nunca devem temer que seu direito à privacidade seja explorado por seu governo ou por uma instituição privada.”

A repressão ao uso da tecnologia de reconhecimento facial nos Estados Unidos não é nova, mas até o momento se limitava a órgãos que respondiam ao público. Boston, Oakland, e São Francisco já estão nesta lista. Mas Portland deu um passo além ao proibir indivíduos e organizações privadas também.

Bancos, lojas de conveniência, consultórios médicos, locais de entretenimento, hotéis e aluguéis do Airbnb, estações de transporte público, Uber e Lyft e restaurantes são locais onde o uso da tecnologia agora é proibido por lei. Isso também inclui qualquer lugar que forneça instalações, bens ou serviços acessíveis ao público, hospedagem e transporte. Igrejas, residências privadas e clubes e instituições privadas estão isentos. Indivíduos, que trabalham para o governo ou no setor privado, podem usar a tecnologia para desbloquear seus dispositivos inteligentes e marcar pessoas ou usar filtros de rosto em sites de mídia social. Uma multa de até US $ 1.000 por dia pode ser exigida se alguém violar a lei.

No início deste ano, gigantes da tecnologia como Amazonas, IBM, e Microsoft proibiu a força policial de usar sua tecnologia de reconhecimento facial, alegando preconceito e falta de regulamentos rígidos. A Microsoft parece ser a favor de deixar sua tecnologia ser usada, mas quer o autoridades para regulamentá-lo estritamente. Em contraste, Met Police de Londres começou a usar a tecnologia em janeiro deste ano, embora um relatório anterior afirmasse que pessoas inocentes são sinalizadas 81% do tempo.

A tecnologia definitivamente provou ser útil quando as autoridades chinesas prendeu um homem com sucesso em uma multidão de 60.000. Mas o potencial de mau uso não pode ser subestimado. Portland preferiu ficar do lado da privacidade dos cidadãos.

Fonte: Business Insider

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ