Qualcomm anuncia chip Snapdragon 8 Gen 1, o mais poderoso

Novo processador Snapdragon 8 Gen 1 promete 20% de melhora em desempenho e até 30% na eficiência energética
Avatar de André Luiz
30/11/2021 às 20:49 | Atualizado há 2 anos
Qualcomm anuncia chip Snapdragon 8 Gen 1, o mais poderoso 1

A Qualcomm tem um novo processador para smartphone topos de linha: o Snapdragon 8 Gen 1, anunciado hoje, 30. Ele é uma prévia antecipada nos cérebros por trás dos smartphones mais poderosos que chegarão em 2022.

Sucessor do Snapdragon 888, o Snapdragon 8 Gen 1 é o primeiro chipset a suportar o novo esquema de nomeação da Qualcomm, abandonando o sistema de numeração de três dígitos que a Qualcomm usava.

Primeiro vem o digito para classe (8 sendo para flagships) e o 1 mostrando que é a primeira geração. É o primeiro chipset de 4nm da Qualcomm e o primeiro a usar essa nova geração da arquitetura da CPU.

Como acontece todos os anos, a Qualcomm está prometendo algumas melhorias importantes no Snapdragon 8 Gen 1, com melhor desempenho, tecnologia de câmera, recursos de IA, segurança e 5G.

20% de melhora em desempenho e até 30% na eficiência energética

Nucles do processador Snapdragon 8 gen 1
Nucles do processador Snapdragon 8 gen 1. (Imagem/divulgação: Qualcomm)

Vamos começar com as especificações difíceis. Como esperado, o Snapdragon 8 Gen 1 é o primeiro chip da Qualcomm a usar a mais recente arquitetura Armv9 da Arm.

Especificamente, a nova CPU Kryo de oito núcleos contará com um único núcleo prime baseado no Cortex-X2 a 3.0GHz, juntamente com três núcleos de desempenho baseados no Cortex-A710 a 2,5 GHz, e um quarteto de núcleos de eficiência baseados no design Cortex-A510 em 1.8GHz.

Além disso, o novo chip salta para um processo de 4nm, o Snapdragon 888 utilizava o processo de 5nm, isso impacta diretamente no consumo de energia.

Ao todo, a Qualcomm promete que o Snapdragon 8 Gen 1 oferecerá até 20% de melhor desempenho e até 30% mais eficiência energética em relação ao modelo do ano passado.

Enquanto isso, a nova GPU Adreno (assim como a CPU Kryo da Gen 1, a Qualcomm não deu um número específico para o hardware atualizado aqui) promete oferecer renderização gráfica 30% mais rápida, além de 25% de melhor eficiência energética em comparação com o Snapdragon 888. Ele também oferecerá um novo painel de controle de GPU para ajustar o ajuste fino de como os jogos estão sendo executados em seu telefone.

Melhoras no 5G

processador Snapdragon 8 gen 1
Imagem/divulgação: Qualcomm

Fazendo sua estreia no Snapdragon 8 Gen 1 está o modem Snapdragon X65 da Qualcomm, que promete uma suíte completa de recursos e novidades 5G. Como  modem 5G  de quarta geração da Qualcomm, ele se baseia na compatibilidade mmWave  e sub-6GHz existente, adicionando suporte para velocidades de até 10Gbps e a mais recente especificação 3GPP Release 16. Como sempre acontece, você quase certamente não verá esse tipo de velocidade no mundo real.

O Snapdragon 8 Gen 1 também suporta Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E, Bluetooth LE Audio e a tecnologia Snapdragon Sound da empresa para habilitar áudio sem fio AptX Lossless.

Fotos com melhor processamento

Como é tradicional para o processador top de linha da Qualcomm, a empresa está colocando uma grande ênfase em suas capacidades de câmeras, que a empresa está agrupando pela primeira vez sob uma nova marca “Snapdragon Sight”.

Enquanto o Spectra ISP é mais uma vez um sistema ISP triplo, o Snapdragon 8 Gen 1 atualiza as coisas para um sistema de 18 bits (acima de 14 bits no 888). Isso se traduz em 4.096 vezes mais dados de câmera e até quatro paradas adicionais de alcance dinâmico para cenários muito brilhantes ou muito escuros.

O ISP triplo (processador de sinal de imagem) também permite coisas como fotografar 240 fotos de 12 megapixels em um único segundo ou simultaneamente filmar em 8K com HDR enquanto captura fotos de 64 megapixels graças a um aumento de 3,2 gigapixel por segundo.

A Qualcomm também está oferecendo mais recursos de câmera para novos sensores, incluindo suporte para fotografar em vídeo 8K com HDR 10 Plus e filmar em RAW de 18 bits (assumindo que seu telefone tenha o hardware da câmera para realmente fazer isso).

O 8 Gen 1 também apresenta uma variedade de outras melhorias de imagem, incluindo melhores imagens de modo escuro que podem usar dados de até 30 imagens em uma única tomada (acima de seis imagens no 888).

Há também uma série de melhores técnicas de processamento de IA, com melhor exposição automática, foco automático e tecnologia de detecção de auto-face, um “motor bokeh” dedicado para adicionar efeitos retrato a vídeos 4K, e um “motor ultrawide” que pode desformar e remover aberrações cromáticas de fotos.

A Qualcomm também está adicionando um quarto ISP, localizado no centro de sensoriamento dedicado no SoC: ao contrário do ISP triplo para a câmera principal, o novo ISP foi projetado especificamente para alimentar uma câmera sempre ativa em todos os momentos.

Melhorias na segurança

A Qualcomm pretende incetivas os desenvolvedores a criarem soluções onde as câmeras ficam sempre ligadas, como desligar automaticamente sua tela quando você abaixa o telefone ou se ele detecta alguém tentando ler sobre o seu ombro.

Mas a ideia de uma câmera sempre ativa levanta algumas preocupações óbvias de segurança, mas a Qualcomm argumenta que o recurso tem a intenção de ajudar a tornar o uso do seu dispositivo  mais  seguro, com qualquer dado da câmera para a câmera sempre ativa permanecendo localmente no enclave seguro do chip.

Além disso, os clientes poderão optar por deixar sua câmera ligada, da mesma forma que podem escolher se devem usar um recurso de microfone sempre escutando para assistentes de voz.

Ainda assim, porém, a capacidade adicional — e como os fabricantes o implementam em seus dispositivos, se o fizerem — será algo a ser observado quando os primeiros chips com o Snapdragon 8 Gen 1 forem lançados.

Do lado da IA, o Snapdragon 8 Gen 1 apresenta o mais recente processador Hexagon da Qualcomm, com seu motor de IA de sétima geração, que a empresa diz ser quatro vezes mais rápido que seu antecessor e até 1,7 vezes mais eficiente em termos de energia.

A empresa mostrou uma variedade de casos de uso que o desempenho de IA impulsionado pode permitir, incluindo a funcionalidade de câmera acima mencionada,  um “modo Leica  Leitz  Look” que emula os efeitos das lentes leica e uma melhor detecção de onde você está segurando seu telefone para otimizar o desempenho da antena. Além disso, a Qualcomm está adicionando amostragem alimentada por IA para oferecer um efeito no estilo DLSS para melhorar os jogos móveis, algo que ele diz que acontecerá automaticamente quando os jogos na 8 Gen 1.

4X mais desempenho

Por fim, há melhorias de segurança. O Snapdragon 8 Gen 1 adiciona uma nova camada de segurança em nível de hardware com um “Mecanismo de Gerenciamento de Confiança dedicado”, além de oferecer suporte para o padrão Android Ready SE,permitindo suporte para chaves digitais de carros, carteiras de motorista, IDs e carteiras de e-money. Há também suporte iSIM embutido para conexão direta com redes celulares.

Apesar da nova marca, o Snapdragon 8 Gen 1 não parece quebrar o molde para os chips da Qualcomm, oferecendo os upgrades de gerações usuais que esperamos dos flagships anuais da empresa.

Ainda assim, em um mundo onde chips sob medida como o Tensor do Google ou os processadores da série A da Apple estão se tornando cada vez mais populares, é bom ver que a Qualcomm não tem intenção de diminuir o ritmo em seus próprios chips topo de linha, mesmo com o aquecimento da concorrência.

E com o primeiro snapdragon 8 Gen 1 esperado antes do final de 2021, não vai demorar muito para podermos ver o quão poderoso o chip mais recente da Qualcomm.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ