Qualcomm lançará CPU Gamer para PC em 2023

Chip Hamoa será fabricado usando design de chips desenvolvidos por ex-engenheiros da Apple
Avatar de André Luiz
08/11/2022 às 07:03 | Atualizado há 1 ano
Qualcomm lançará CPU Gamer para PC em 2023 1

A Qualcomm fabrica chipsets de PC desde o ano passado, mas suas tentativas até agora têm sido bastante mansas, a maioria reutilizando designs de seus produtos para smartphones. Agora, uma fonte confiável familiarizada com o assunto afirma que a empresa está prestes a finalmente levar o projeto a sério e entregar uma CPU de desktop topo de linha. O relatório afirma que veremos isso em 2024 e tem o codinome “Hamoa“, o que nos ajudaria a rastrear futuros vazamentos sobre o chip.

O chip Hamoa terá 12 núcleos de CPU em uma configuração 8+4. O grande cluster consiste em oito núcleos de desempenho, enquanto o cluster de quatro é feito de núcleos eficientes em termos de energia. O chip também suportará GPUs discretas.

Segundo informações, a Qualcomm usará o design principal phoenix da Nuvia, que é desenvolvido por ex-engenheiros da Apple que trabalharam nos atuais chips apple baseados em ARM. A Qualcomm adquiriu a startup Nuvia há algum tempo, então não é surpresa que a empresa faça uso da nova arquitetura, que por sua vez prometeu um aumento de desempenho de 50 a 100% em um limite de 5 watts por núcleo. Isso é claro baseado em números respectivos de 2020.

De qualquer forma, o relatório sugere que o desempenho é “extremamente promissor” para que possamos finalmente ver a experiência adequada do Windows baseada em ARM nos próximos dois anos.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ