Governo do Reino Unido investe R$ 63 milhões em novo computador quântico

Avatar de Redação
02/09/2020 às 22:16 | Atualizado há 4 anos
Parliament and Big Ben

O governo do Reino Unido anunciou que apoiará o primeiro computador quântico do país com um investimento de £ 10 milhões (mais de R$ 63 milhões). Ele estará localizado em Abingdon, Oxfordshire e estará disponível comercialmente para empresas que desejam utilizar seu poder de processamento.

O projeto será liderado por Rigetti Computing, uma empresa que desenvolveu anteriormente uma ferramenta baseada em nuvem que permitiu aos desenvolvedores escrever algoritmos quânticos. Oxford Instruments, Standard Chartered, Phasecraft e a Universidade de Edimburgo também ajudarão a entregar o projeto.

Comentando a notícia, a Ministra da Ciência Amanda Solloway disse:

“Nossa ambição é ser a primeira economia pronta para o quantum do mundo, o que poderia fornecer às empresas e indústrias do Reino Unido bilhões de libras em oportunidades. Portanto, estou muito satisfeito que empresas em todo o país tenham acesso ao nosso primeiro computador quântico comercial, com sede em Abingdon.

Esta é uma parte fundamental do nosso plano para reconstruir melhor usando a tecnologia mais recente, atrair os melhores e mais brilhantes talentos para o Reino Unido e encorajar empresas líderes mundiais a investir aqui. ”

De acordo com o governo, a computação quântica deve fornecer £ 4 bilhões em oportunidades econômicas em todo o mundo até 2024. Este número deve aumentar para mais de £ 341 bilhões nas próximas décadas.

A computação quântica está definida para trazer muitas vantagens para a sociedade e ajudar as empresas a resolver problemas de maneiras melhores e mais rápidas. A tecnologia pode trazer novos tratamentos com medicamentos, melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento global e reduzir o tráfego rodoviário, levando a viagens mais rápidas e reduzir a poluição.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ