Reino Unido lança 4 nanossatélites ao espaço, dois com supercomputadores

Avatar de Redação
29/09/2020 às 11:52 | Atualizado há 4 anos
O Reino Unido lança quatro nanossatélites para o espaço, dois têm um supercomputador a bordo

Quatro nanossatélites desenvolvidos no âmbito do programa Pioneer da Agência Espacial Europeia (ESA) foram lançados no espaço ontem. Construídos em Glasgow pela Spire Global UK, esses satélites têm o tamanho de uma caixa de sapatos e estão entre os satélites mais inteligentes já construídos no Reino Unido. Embora seu objetivo principal seja monitorar os movimentos dos navios, “eles podem fazer quase tudo que um satélite convencional faz”, escreveu a Agência Espacial do Reino Unido.

Dos quatro nanossatélites, dois têm um supercomputador a bordo que usará algoritmos de aprendizado de máquina para prever a localização dos navios e, posteriormente, rastrear o tempo de chegada nos portos. Isso ajudará as autoridades portuárias a gerenciar as docas de maneira eficaz. Os outros dois forjarão retransmissores inter-satélites que serão usados ​​para enviar dados uns aos outros e para as estações terrestres. Isso reduzirá o tempo entre a coleta de dados e sua entrega. A Ministra da Ciência, Amanda Solloway, disse:

“Apoiados por £ 10 milhões de financiamento do governo do Reino Unido, esses extraordinários nanosatélites não só ajudarão a prever o comércio global e tornar os negócios mais econômicos, mas também garantirão que o Reino Unido permaneça na vanguarda do desenvolvimento de satélites.”

A ideia de nanossatélites já existe há um tempo. No entanto, nos últimos anos, devido a melhorias na óptica e no sensoriamento remoto, o mercado para esses satélites cresceu consideravelmente. Entre outras vantagens, os nanosatélites nos permitem observar o meio ambiente da Terra de maneira complexa e regular. O governo do Reino Unido acredita que o lançamento desses quatro nanossatélites criará novas oportunidades no mercado de comunicações por satélite. Além disso, os £ 10 milhões que financiam este projeto ajudarão a fortalecer o papel do país como líder em inovação espacial.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ