Relatório da Nokia alerta sobre aumento de ciberataques em dispositivos IoT

Avatar de Redação
22/10/2020 às 17:04 | Atualizado há 4 anos
The Nokia logo on a yellow and blue background

Relatório de inteligência de ameaças mais recente da Nokia advertiu que os ataques cibernéticos em dispositivos conectados à Internet continuam a aumentar em uma “taxa alarmante” devido a proteções de segurança deficientes. O relatório descobriu que os dispositivos IoT agora representam 33% dos dispositivos infectados, contra 16% em 2019.

De acordo com o relatório, os dispositivos IoT mais afetados são aqueles aos quais são atribuídos rotineiramente endereços IP de Internet voltados para o público. Ele destacou que as redes que usam a Tradução de endereços de rede de nível de operadora vêem a taxa de infecção de dispositivos IoT reduzida consideravelmente porque os dispositivos vulneráveis ​​não são visíveis para varreduras de rede.

Comentando sobre as conclusões do relatório, Bhaskar Gorti, presidente e diretor digital da Nokia Software, disse:

“As mudanças radicais que estão ocorrendo no ecossistema 5G, com ainda mais redes 5G sendo implantadas em todo o mundo à medida que avançamos para 2021, abrem amplas oportunidades para que agentes mal-intencionados aproveitem as vulnerabilidades dos dispositivos IoT. Este relatório reforça não apenas a necessidade crítica de consumidores e empresas intensificarem suas próprias práticas de proteção cibernética, mas também de os produtores de dispositivos IoT fazerem o mesmo. ”

Afastando-se dos dispositivos IoT, o relatório também analisa como os cibercriminosos usaram a pandemia COVID-19 para lançar ataques cibernéticos. Ele disse que os criminosos estão usando o medo das pessoas para espalhar malware, por exemplo, disse que um aplicativo de mapa de coronavírus imitou o aplicativo da Universidade Johns Hopkins e implantou malware nos dispositivos em que foi instalado. Para se proteger contra esses tipos de ataques, o relatório da Nokia sugere que as pessoas só devem instalar aplicativos de fontes confiáveis, como Google e Apple.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ