Nokia: entenda a confusão em cima da “nova” marca

O novo logo da Nokia tem gerado bastante discussão nas redes sociais, mas será que se trata da mesma empresa? Entenda!
Avatar de Bruno Rodrigues
28/02/2023 às 12:06 | Atualizado há 1 ano
Nokia entenda a confusão em cima da nova marca

Recentemente a marca Nokia mudou sua aparência e divulgou o novo design em suas redes sociais. Mas o que para a empresa era um sinal de renovação e mudança de ares, para os fãs e odiadores da marca tornou-se algo questionável devido à confusão entre duas empresas distintas, mas com o mesmo nome.

Duas marcas Nokia e a confusão entre elas

Com a divulgação do novo design da marca Nokia, diversos usuários em rede sociais tiveram opiniões divergentes sobre a nova aparência que empresa adotou para se diferenciar sobre a outra marca fabricante de celulares, a Nokia. Ambas as empresas já foram uma única corporação, mas isso é passado e a marca que permanece finlandesa decidiu ser hora de mudar.

A principal dúvida dos usuários na internet era de qual empresa havia mudado o logo. Afinal, a empresa ganhou popularidade nos anos 90 com a venda de dispositivos móveis em todo mundo, fazendo o seu nome como uma empresa de celulares.

Acontece que a empresa deixou o mercado mobile em 2014, quando decidiu focar seus esforços em outros setores de tecnologia e inovação para corporações. Com isso, a marca deixou de ser uma empresa que tem “contato” direto com os consumidores normais, para tratar-se apenas com grande companhias.

Por outro lado, a empresa que permanece com a venda de dispositivos com a marca Nokia, continua desenvolvendo os seus dispositivos através do licenciamento da marca e conhecida como HMD Global.

Nokia entenda a confusão em cima da nova marca 1
Imagem/Divulgação: Nokia

A empresa HMD Global utiliza o nome da empresa finlandesa desde o ano 2016, que faz presença até mesmo no Brasil com a marca Nokia. Quem está ligado no mercado de lançamento de dispositivos móveis, viu que o último dispositivo da marca foram as linhas C32, C22 e G22, que possuem o novo sistema Android 13 e câmeras de última geração.

Se tirarmos toda a diferença entre as marcas atualmente, permanece no ar a complexidade do novo logo da empresa finlandesa que agora foca em redes e na digitalização da indústria como um todo.

Nokia entenda a confusão em cima da nova marca 1
Imagem/ Divulgação: Nokia

O redesign do logo da empresa tem seus significados por trás da nova área de especialidade que a marca possui, uma mistura de cores verdes e azuis podem trazer esse ar de tecnologia e inovação, mas a escolha da tipografia da deixou o nome Nokia, muito mais difícil de identificar.

Nas redes sociais os usuários ficaram divididos em elogios sobre a escolha do novo design, enquanto outros fizeram chacota quanto ao nome que o logo tende a se assemelhar.

Um usuário no twitter brincou “legal, a Nokia fez um rebranding da marca, mudou o logo e o nome, agora se chama AOCIA – Barba soe eu“. Enquanto outros usuários estavam confusos sobre a nova adoção da logo em dispositivos móveis que seriam lançados pela empresa HMD Global, ficando bem evidente que poucas pessoas sabem sobre a diferença entre as marcas atualmente.

Conclusão

A mudança era de fato necessária para criar uma divisão entre as marcas, uma vez que a marca original finlandesa tende a migrar para outras áreas de tecnologia e inovação, a empresa com licença da marca tende a permanecer na venda de dispositivos móveis.

Mas, a mudança brusca na tipografia acabou deixando difícil de reconhecer a marca, uma mudança que poderia ser planejada para acontecer com o passar do tempo e acostumar ao gosto do público, embora o foco da empresa seja voltada apenas para corporações.

De qualquer forma, gostaríamos de saber sua opinião sobre o novo logo da marca da empresa finlandesa Nokia, deixa a sua resposta abaixo na seção de comentários abaixo.

 

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ