A Rússia anunciou a decisão de abandonar a Estação Espacial Internacional (ISS). O responsável pela agência russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, fez o anúncio oficial dando como motivo as recentes sanções que o país tem enfrentado devida guerra com a Ucrânia.
- Foguete que levou primeira espaçonave a Lua foi destruido pela Nasa
- Teste agora como ficaria sua voz em Marte (spoiler: muito estranha)
Essa decisão é contrária ao que a NASA havia dito anteriormente, onde o órgão americano afirmou que a Roscosmos continuaria normalmente a fazer parte da Estação Espacial, pelo menos até 2030.
Mas como a situação da Rússia perante o mundo vem ficando cada vez mais difícil, graças as constantes sanções comerciais sofridas por manter a guerra com a Ucrânia, o país acabou decidindo pela ruptura.
“A decisão já foi tomada, não estamos obrigados a falar dela publicamente. Posso dizer apenas isto – de acordo com as nossas obrigações, vamos informar os nossos parceiros sobre o final dos nossos trabalhos na Estação Espacial Internacional com um ano de aviso”, afirmou Rogozin.
Mesmo assim, isso não significa que a Rússia irá deixar de explorar o espaço. O país inclusive já disse anteriormente que tem a pretenção de construir sua própria estação espacial.
Via Bloomberg