Como ver a conjunção de Marte e Vênus a olho nu

Vejam a posição correta que você deve observar no céu a posição de Marte, Vênus e ainda a Lua sorrindo
Atualizado há 3 anos
Como ver a conjunção de Marte e Vênus a olho nu 1

Outros destaques

astronautas ISS 2024
Recorde SpaceX.
sinais de rádio alienígenas
Sonda Parker Solar Probe.
Descoberta de reservatório de água em torno de um buraco negro

À partir da noite de hoje (12) até amanhã (13), os planetas Vênus e Martes e estarão muito próximos e visíveis a partir da Terra, sendo uma bela oportunidade observação astronômica para ver esse espetáculo, totalmente a olho nu em qualquer parte do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chamada de conjunção pelos astrônomos, esse tipo de aproximação deixa, teoricamente, os planetas próximos um do outro quando olhamos a partir da terra, mas não quer dizer exatamente que eles estejam próximos fisicamente espaço. Isso acontece devido ao ponto de vista que nós estamos, dando a impressão deles estarem “juntos”.

Embora seja possível ver o evento a olho nu, é aconselhado usar um binóculo ou luneta para tornar a observação mais interessante.

Como ver a conjunção de Marte e Vênus

Como ver a conjunção de Marte e Vênus a olho nu 2

Basta olhar para a região Oeste bem onde o Sol se põe, em torno das 18h. Vênus será o ponto mais brilhante, como uma estrela com brilho fixo. Já Marte, menor e avermelhado, um pouco acima na esquerda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Mas a melhor parte será amanhã. Durante o mesmo horário, após o por do Sol, o evento contará ainda com a participação da Lua na fase crescente. Ela estará quase que dando um sorriso (bem fino) acima dos planetas, à direita. Ao ver tem que ser rápido, pois a janela de observação será encerrada aproximadamente ás 19h.

Em ambos os dias, a dica é procurar o local com maior visibilidade a oeste, de preferência mais alto.

Passado e futuro

A última conjunção entre Vênus e Marte ocorreu em 24 de agosto de 2019, quando a separação entre eles era um pouco mais próxima: 24′. Para aquele, porém, os planetas estavam a apenas 3° do Sol e, portanto, invisíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O emparelhamento visível mais recente aconteceu em 5 de outubro de 2017. Os dois planetas estavam separados por apenas 21′ e 23° a oeste do Sol no céu da manhã.

A próxima conjunção Vênus-Marte ocorrerá dia 22 de fevereiro de 2024. Nessa data, 38′ separará o par, que estará em Capricórnio no céu da manhã, 26 ° a oeste do sol.

Aproveite, pois para ver uma conjunção entre Vênus e Marte nítida como hoje e amanhã, você terá que esperar até 11 de maio de 2034.

Com informações: Astronomy

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.