Os processadores e GPUs revelados pela AMD equiparão laptops e PCs para empresas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, entre outras.
A CEO da AMD, Lisa Su, divulgou hoje os novos processadors de alto desempenho que podem ameaçar a Intel no mercado de processadores para laptops. A AMD fez o anúncio em uma conferência de imprensa no centro de conferências Mandalay Bay, antes da CES desta semana em Las Vegas.
A AMD deu um grande impulso em seus chips de ponta com a tecnologia de processo em 7 nm, que estão à frente da tecnologia de 10 nm da Intel. Su disse que a AMD tem mais de 20 processadores no mercado ou em desenvolvimento para as categorias de desktop, desktops, GPUs e data center. A adição aos novos e rápidos processadores para laptop preenche um ponto fraco óbvio na linha de produtos da AMD.
Su anunciou vários modelos na nova série de processadores móveis AMD Ryzen 4000, que a AMD diz serem os primeiros processadores compatíveis com x86 de 7 nm. Os novos chips de 8 núcleos estão direcionados especificamente para laptops ultrafinos em três categorias: consumidores, gamers/criadores de conteúdo e profissionais.
Na categoria consumidor, o processador mais recente é chamado 4800u. A AMD alega que o processador oferece melhor desempenho que os rivais da Intel para tarefas criativas como design e edição de vídeo. A AMD afirmou que os primeiros laptops com ele serão lançados no primeiro trimestre, com mais de 100 outros ao longo de 2020. Empresas como Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo já revelaram que irão usar tais.
A empresa também lançou o 4800h, um processador voltado para jogos que, da mesma forma, oferece melhorias significativas de desempenho em relação aos rivais da Intel do mesmo nicho.
A AMD também lançou um novo processador de desktop de ponta chamado 3990x, um processador de 64 núcleos que a empresa alega poder lidar com a renderização de imagens 30% mais rápido que um par de chips para servidor Xeon 8280 da Intel. O 3990x terá preço de US $ 3.990 e começará a ser vendido no próximo mês.
“Estamos iniciando 2020 com um estrondo, trazendo desempenho, gráficos e duração de bateria incomparáveis para usuários de laptops ultrafinos e de jogos com os novos processadores móveis AMD Ryzen 4000 Series”, disse Saeid Moshkelani, vice-presidente sênior e gerente geral da AMD. Ele conclui. “Vimos um crescimento histórico do portfólio para os sistemas AMD Ryzen Mobile em 2019 e já estamos no caminho de trazer uma adoção mais ampla do sistema dos processadores móveis AMD Ryzen série 4000 em 2020 pelos principais parceiros OEM, oferecendo o dobro da eficiência de energia do anterior geração.”
Produtos da AMD lançados na CES 2020
• AMD Ryzen Série 4000 e
processadores Athlon 3000 Mobile – Com até 8 núcleos e 16 threads, os processadores móveis AMD Ryzen 4000 oferecem incrível capacidade de resposta, portabilidade e eficiência de energia para os principais laptops ultrafinos e de jogos da atualidade. Os processadores móveis Athlon 3000 expandem o alcance da poderosa arquitetura principal “Zen” nos laptops convencionais, permitindo experiências de computação modernas. Disponíveis nos principais OEMs, os sistemas equipados com esses processadores estarão prontos para compra a partir deste trimestre mundialmente.
• AMD Ryzen Threadripper 3990X – A solução definitiva para criadores de conteúdo, o primeiro processador HEDT de 64 núcleos do mundo está chegando com lançamento mundial em 7 de fevereiro de 2020.
• AMD Radeon RX 5600 XT – Construída sob a arquitetura AMD RDNA e a tecnologia de processo de 7nm líder do setor, a Radeon RX 5600 XT utiliza 6GB de GDDR6, PCIe 4.0 e recursos inovadores de software para levar os jogos em
1080p a novos patamares. A Radeon RX 5600 XT estará disponível globalmente nos parceiros da placa AMD a partir de 21 de janeiro de 2020, por um preço sugerido global de ﹩279 USD.
• Produtos gráficos AMD Radeon para desktops e laptops – Trazendo o poder da arquitetura AMD RDNA aos OEMs, a AMD anunciou a placa gráfica Radeon RX 5600 para PCs desktop pré-configurados. Para jogos móveis a 1080p de alto desempenho, a AMD apresentou a
Radeon RX 5600M para laptops. Por fim, a AMD revelou a GPU Radeon RX 5700M com 8 GB de GDDR6 para os laptops para jogos de alto desempenho mais avançados.
• AMD FreeSync “Premium” – A AMD apresentou as novas camadas AMD FreeSync Premium e AMD FreeSync Premium Pro, tornando mais fácil do que nunca os jogadores identificarem e selecionarem telas que proporcionam a melhor experiência de jogo, com alta atualização e ultra suave. Saiba mais
aqui.
A AMD também detalhou a tecnologia
AMD SmartShift . Aproveitando o poder dos processadores Ryzen, os gráficos Radeon e o mais recente software da Radeon, leva as experiências de jogo dos usuários a novos níveis sem precedentes, otimizando o desempenho ao trocar automaticamente a potência entre o processador Ryzen e os gráficos Radeon, conforme necessário.
Via
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no
Google Notícias,
Facebook,
Twitter e
Telegram para ter acesso imediato a tudo.
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.