Como cozinhar brócolis de maneira saudável: descubra o melhor método

Aprenda a melhor maneira de cozinhar brócolis para preservar seus nutrientes e benefícios.
Atualizado há 8 horas
Como cozinhar brócolis de maneira saudável: descubra o melhor método
Descubra como cozinhar brócolis para manter todos os seus nutrientes!. (Imagem/Reprodução: Super)
Resumo da notícia
    • Brócolis é um vegetal nutritivo, rico em fibras e vitaminas.
    • Você pode aumentar os benefícios do brócolis optando por métodos de preparo adequados.
    • Resultados de um estudo mostram que o tempo de preparo impacta nos nutrientes do brócolis.
    • Preparar brócolis cru ou esperar após cortá-lo melhora a absorção de nutrientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O brócolis é um vegetal cheio de benefícios para a saúde. Ele é fonte de fibras, vitaminas A, C e K, além de minerais como cálcio, potássio e ferro. E não para por aí: o brócolis também é rico em sulforafano, um composto vegetal que tem ação antioxidante, ajuda a controlar o açúcar no sangue e possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Muita gente começou a vender cápsulas que prometiam os mesmos benefícios do brócolis, mas sem nenhuma prova de que funcionavam. Já foi comprovado que comer o alimento já é suficiente para aproveitar todos os benefícios, sem precisar de suplementos. Mas, qual é a melhor forma de cozinhar o brócolis para aproveitar ao máximo o sulforafano? Um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia de Zhejiang, na China, resolveu investigar essa questão.

E adivinha? A melhor forma não é cozinhando! Os resultados foram publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe essa matéria via:

WhatsAPP Telegram

Leia também:

A Melhor Forma de Comer Brócolis para Aproveitar Seus Nutrientes

Comer brócolis cru é uma excelente forma de garantir que você está absorvendo todos os nutrientes que ele oferece. Mas, se você prefere ele cozido, prepare-se: o método descoberto pelos cientistas é bem específico e leva um tempo. A estrutura do brócolis é complexa, e o sulforafano não está disponível de forma imediata para o consumo.

Para ativar o sulforafano, o processo é o seguinte: o brócolis tem enzimas chamadas mirosinase, que são uma defesa contra herbívoros. Quando a planta é atacada, ela transforma glucosinolatos em substâncias tóxicas para os predadores. E é aí que o sulforafano entra em cena, a partir desses “danos” causados ao brócolis.

Cozinhar o brócolis deveria ser suficiente para liberar o sulforafano, certo? Errado! Alguns estudos mostram que ferver o brócolis, por exemplo, pode reduzir a quantidade de glucosinolatos e mirosinase no vegetal.

Alternativas de Preparo para Manter o Sulforafano

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inspirados na culinária chinesa, que refoga vegetais em frigideiras, os cientistas buscaram outras formas de preparar o brócolis para manter os níveis de sulforafano altos. Eles notaram que poucos estudos mediam as concentrações de sulforafano em brócolis fritos e que ninguém havia analisado a estabilidade do sulforafano durante o processo de fritura.

No experimento, os pesquisadores compraram brócolis em um mercado local e começaram a medir os níveis dos compostos presentes nos vegetais. Para isso, eles trituraram os brócolis em pedaços pequenos, de cerca de 2 milímetros, para ativar ao máximo a enzima mirosinase. Depois, dividiram as amostras em três grupos: um cru, um salteado por quatro minutos logo após a trituração e outro triturado, deixado em repouso por 90 minutos e só então salteado pelo mesmo tempo.

Esses tratamentos permitiram que os pesquisadores avaliassem como o tempo entre o corte e o cozimento afetava a quantidade de compostos benéficos no brócolis e se os 90 minutos de espera ajudariam a aumentar os níveis de sulforafano.

O Segredo Está no Tempo de Descanso

O resultado foi claro: o brócolis que descansou por 90 minutos tinha 2,8 vezes mais sulforafano do que o brócolis que foi direto para a frigideira após o corte. O processo pode ser um pouco demorado para quem está com fome, mas os cientistas sugerem que 30 minutos de descanso já ajudam a aumentar os níveis do composto. Ou, se preferir, você pode optar por comer o brócolis cru.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.