Data de lançamento, design, especificações e jogos do Xbox Series X

Avatar de Redação
09/09/2020 às 09:56 | Atualizado há 4 anos
xbox series x

O Xbox Series X é oficialmente o próximo Xbox, e será lançado em novembro contra o PlayStation 5 da Sony.

A Microsoft mostrou o console há um tempo atrás, e agora vimos como o novo Halo e outros jogos do Xbox Game Studios serão exibidos e jogados no Xbox de próxima geração, com filmagens da jogabilidade para muitos jogos agora revelados e cem jogáveis jogos prometidos para lançamento.

O hardware parece ótimo, mas com o jogo principal Halo Infinite atrasado em 2021 e rumores de que a Série X poderia custar até US $ 599, a Microsoft terá uma luta difícil neste inverno? E será ofuscado por seu próprio irmão mais barato, o recém-confirmado Xbox Series S?

Quando o Xbox Series X será lançado?

A Microsoft confirmou que o console Xbox Series X de próxima geração será lançado em novembro de 2020. Não é surpreendente, pois o Xbox One tinha uma janela de lançamento semelhante, e é isso que a Sony pretende com o PS5.

Dois vazamentos apontam para 6 de novembro como possível data de lançamento, com base no período de garantia do novo controlador e na data que as lojas supostamente foram informadas para começar a vender o estoque, mas essa data específica permanece não confirmada por enquanto.

Talvez mais revelador, o mais barato Xbox Series S está confirmado para lançamento em 10 de novembro. Embora a Microsoft não tenha confirmado a mesma data para a Série X, certamente faria sentido lançar o par juntos?

Curiosamente, o console pode ter sido originalmente planejado para ser lançado em agosto – pelo menos de acordo com o insider da indústria Brad Sams – mas o lançamento claramente mudou depois.

Quanto custará o próximo Xbox?

Não é novidade que, tão antes do lançamento, a Microsoft permaneceu calada em relação aos preços.

Um palpite realista seria algo próximo ao RRP do Xbox One X de £ 449 / US $ 499, mas pode muito bem ser mais alto.

Nós pelo menos sabemos que ele será acompanhado por uma variante mais barata e sem disco com especificações mais baixas no Xbox Series S, e isso custará £ 249 / $ 299. Portanto, a Série X certamente custará mais do que isso, mas isso não é nenhuma surpresa.

A Microsoft foi forçada a revelar a Série S após um vazamento abrangente, que provou ser preciso. O mesmo relatório do Windows Central afirmou que a Série X custará US $ 499, então esse número parece cada vez mais provável.

É um preço competitivo, que se alinha aos comentários anteriores do chefe do Xbox, Phil Spencer. Ele disse ao The Verge que, ao contrário do Xbox One, desta vez a empresa “não ficará fora de posição em termos de potência ou preço”.

Por outro lado, a jornalista Alanah Pearce afirmou durante uma aparição no Kinda Funny Xcast que alguém que trabalhava no varejo havia enviado a ela uma captura de tela de um sistema interno com um preço de $ 599. Obviamente, não podemos garantir a confiabilidade da fonte anônima de Pearce, mas isso poderia colocar a Microsoft em uma posição interessante no mercado em novembro deste ano.

O que devemos esperar do Xbox Series X?

Em 16 de março de 2020, a Microsoft revelou as especificações completas do Xbox Series X em seu site. A grande novidade é a CPU AMD Zen 2 de oito núcleos, que é combinada com uma GPU de 12 teraflop e 52 unidades de computação.

Haverá também suporte nativo para armazenamento expansível de até 1 TB, enquanto também haverá uma unidade 4K Blu-ray e suporte a HDD externo USB 3.2.

A saída normal será de 4 K 60 fps, embora possa ser ampliada para até 120 fps.

Veja a lista completa de especificações abaixo:

  • CPU personalizada de 3,8 GHz de 8 núcleos
  • 12 teraflop, unidade de computação 52 GPU 1.825 Ghz
  • 16 GB de memória GDDR6 com até 10 GB de largura de banda
  • SSD NVMe personalizado de 1 TB
  • Armazenamento expansível até 1 TB
  • Suporte USB 3.2 HDD
  • Unidade Blu-ray 4K UHD
  • Desempenho desejado de 4K 60 fps – até 120 fps

Juntamente com este anúncio, dois vídeos foram lançados para demonstrar as melhorias de desempenho em relação ao Xbox Series X. Em primeiro lugar, houve um sobre os tempos de carregamento:

YouTube video

Em seguida, fez uma demonstração da nova tecnologia Quick Resume:

YouTube video

O console é alimentado por um chip AMD personalizado nas arquiteturas Zen 2 e RDNA 2. É capaz de fornecer quatro vezes mais potência de computação do que o Xbox One original e impressionantes 12 teraflops de desempenho de GPU – mais de oito vezes o One original e o dobro do One X, mais poderoso.

Em termos práticos, isso se traduz em suporte para 120fps, rastreamento de raio DirectX acelerado por hardware (e até mesmo a nova tecnologia que a Microsoft está chamando de rastreamento de raio de áudio) e suporte para Modo de baixa latência automático (ALLM) e Taxa de atualização variável (VRR) por HDMI 2.1.

Junto com o suporte gráfico amplamente aprimorado, o console está configurado para receber uma atualização no departamento de armazenamento. Os consoles da geração atual vêm com discos rígidos mecânicos como padrão e, como tal, os jogadores ficam com tempos de carregamento notavelmente longos.

Isso está definido para mudar com o console de última geração, que oferecerá um SSD rápido como padrão. A Microsoft deu ainda mais detalhes sobre a tecnologia por trás disso – que apelidou de Arquitetura de Velocidade – explicando que está usando um SSD personalizado com 40x a taxa de transferência do disco rígido do Xbox One.

Isso é otimizado para desempenho consistente e sustentado em oposição ao desempenho de pico e é combinado com descompressão acelerada por hardware, uma nova API DirectStorage e um novo sistema chamado Sampler Feedback Streaming que ajuda a garantir que as texturas sejam carregadas apenas como e quando a GPU precisar eles. Isso pode soar como um monte de palavras da moda sobre tecnologia, mas isso se traduzirá em carregamento mais rápido, mundos de jogo maiores e poucos truques como corredores estreitos para mascarar o carregamento.

Recursos aprimorados de retomada rápida também ajudarão – o console permitirá que você volte para o jogo exatamente de onde parou até após uma reinicialização.

YouTube video

Seu chassi alto poderá ser colocado de lado e na vertical, portanto, deve ser capaz de se encaixar na configuração de entretenimento doméstico existente. Não há como negar que se parece com uma torre de PC, mas isso pode não ser uma coisa ruim, já que a Microsoft finalmente tenta preencher a lacuna para jogos de desktop.

A grande grade do ventilador será importante para o controle da temperatura. mas esperamos que o zumbido alto não esteja presente toda vez que você joga um título com muitos gráficos.

Uma grande isca será a compatibilidade com versões anteriores. A Microsoft já disse que no lançamento a Série X será capaz de jogar “milhares” de jogos do Xbox One, Xbox 360 e até do Xbox original.

Embora haja jogos com suporte de todas as gerações de Xbox, mais especificamente a Microsoft pretende que a Série X suporte todos os jogos do Xbox One, exceto aqueles que exigem Kinect para jogar – já que a Série X não tem suporte para Kinect.

Todos eles serão executados nativamente no hardware do console, sem downclocking, o que significa que devem funcionar melhor do que nunca, especialmente devido aos tempos de carregamento mais rápidos do SSD.

Melhor ainda, a Microsoft construiu uma tecnologia de nível de plataforma para adicionar HDR a títulos mais antigos que nunca tiveram, e um “conjunto selecionado” de jogos vai até mesmo se beneficiar de melhorias de frame-rate que podem dobrar as taxas de frames de 30fps para 60fps, e até mesmo de 60 fps a 120 fps em alguns jogos.

Talvez mais importante, um programa chamado Smart Delivery irá garantir que, se você comprar um jogo compatível uma vez, você poderá jogá-lo no Xbox One ou no Xbox Series X e jogar a versão certa para o console em que você está no momento . Todos os títulos do Xbox Game Studios serão incluídos, junto com alguns títulos de terceiros, como Cyberpunk 2077.

O controlador também foi atualizado, mas é muito parecido com o atualmente disponível, e os controladores da geração atual ainda funcionarão na Série X. Esperamos que a ergonomia seja melhorada, mas a Microsoft não falou muito sobre isso ainda.

O software da Série X será diferente?

Sim e não. Microsoft é atualizando o painel do Xbox para o lançamento do Xbox Series X, mas todas as mudanças que está fazendo também serão implementadas nos consoles do Xbox One existentes.

YouTube video

As grandes mudanças são para eficiência e velocidade. A Microsoft diz que a tela inicial da Série X deve carregar mais de 50% mais rápido na inicialização e quase um terço mais rápido quando você sai de um jogo – tudo isso usando 40% menos memória.

As animações e a legibilidade também foram ajustadas e aprimoradas na IU, mas a maior mudança é no compartilhamento de vídeo. Os clipes que você captura de seu console agora serão enviados automaticamente para o aplicativo Xbox em seu telefone, se você tiver, para que possa enviá-los rapidamente a amigos ou publicá-los nas redes sociais sem tentar se preocupar com o login no Twitter com seu controlador.

Jogos Xbox Series X

A Microsoft confirmou que o próximo Halo Infinite chegará no Xbox Series X (embora não no lançamento) – mas, surpreendentemente, não será exclusivo.

Isso porque o Xbox Series X não terá qualquer exclusivos em seus primeiros anos – pelo menos não da própria Microsoft. A empresa confirmou que nos próximos dois anos, pelo menos, todos os novos jogos publicados pela Xbox Game Studios poderão ser reproduzidos em qualquer Xbox ou PC – o que significa que todos os primeiros jogos da Série X também serão lançados no Xbox One.

Eles também terão compatibilidade cruzada graças ao programa Smart Delivery mencionado acima. Os editores terceirizados podem adotar uma abordagem diferente, no entanto.

Isso não significa que sempre será o caso – em algum momento a Microsoft provavelmente terá que cortar o suporte do Xbox One – mas vai tirar a pressão da atualização imediatamente. Ajuda o fato de a Série X também ser compatível com as versões anteriores, de modo que todos os novos jogos do Xbox One que você comprar naquela época ainda funcionarão na Série X sempre que você atualizar.

Alguns dos maiores jogos de terceiros confirmados para o console incluem Cyberpunk 2077, Observador: Sistema Redux, e Assassin’s Creed Valhalla.

Também vamos dar uma olhada em algumas imagens de jogo adequadas no stream especial Inside Xbox que aconteceu em 7 de maio. Os jogos apresentados neste stream incluem:

  • Bright Memory Infinite
  • Sujeira 5
  • Desprezo
  • Refrão
  • Madden 21
  • Vampire the Masquerade: Bloodlines 2
  • Call of the Sea
  • The Ascent
  • O médio
  • Scarlet Nexus
  • Segunda Extinção
  • Yakuza: como um dragão
  • Assassin’s Creed Valhalla

YouTube video

Em seguida, uma segunda transmissão do Xbox Games Showcase em 23 de julho nos deu ainda mais jogos e trailers, com foco em jogos do Xbox Game Studios internos:

  • Halo Infinite
  • Estado de Decadência 3
  • Novo Forza Motorsport
  • Everwild
  • Diga-me o porquê
  • Ori e a Vontade dos Wisps (remasterização XSX)
  • Mundos Externos: Peril on Gorgon (DLC)
  • Aterrado
  • Declarado
  • As Dusk Falls
  • Hellblade 2
  • Psiconautas 2
  • Destino 2: Além da Luz
  • STALKER 2
  • Warhammer 40.000: Darktide
  • Efeito Tetris: Conectado
  • The Gunk
  • O médio
  • New Genesis: Phantasy Star Online 2
  • CrossfireX
  • Fable 4

YouTube video

O Xbox também afirmou que “centenas de jogos” estarão a caminho em 2021, com todas as grandes editoras trabalhando em algo relacionado ao Xbox Series X (obviamente com exceção da Sony e Nintendo).

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ