Chegou a hora! Depois de uma longa fase de teste e um longo período de tempo em que o novo navegador Microsoft Edge só podia ser baixado manualmente, ele virá automaticamente na próxima atualização do Windows 10 para todos os usuários. O novo Edge baseado em Chromium substituirá o antigo navegador baseado em UWP.
Leiam também
- [Review] Porque escolhi o Microsoft Edge Chromium e abandonei o Chrome
- Como instalar extensões no Edge, do Chrome e da Microsoft
NOVO EDGE CHROMIUM AGORA É PADRÃO VIA ATUALIZAÇÕES DO WINDOWS 10
O novo navegador será lançado para todas as versões do Windows 10 da versão 1803. Como com uma atualização cumulativa, os usuários não têm que fazer nada, a atualização vem automaticamente. O novo navegador substituirá o antigo Edge. Atalhos na área de trabalho e no menu iniciar serão substituídos pelo novo Edge. Então, como usuário, você não precisa fazer nada sozinho.
Uma vez que, como é de costume com a Microsoft, é um lançamento gradual, nem todos os usuários são imediatamente fornecidos com o novo navegador. Vai levar mais algumas semanas aqui até que o velho Edge tenha desaparecido completamente. Os usuários que querem o novo Edge imediatamente podem, naturalmente, baixá-lo e instalá-lo no site da Microsoft como antes.
O novo Microsoft Edge Browser é baseado no motor Chromium e oferece excelente desempenho e muitas das funções bem conhecidas do UWP Edge Browser. Outras funções também celebrarão seu retorno em atualizações futuras. A integração do design Fluent também está na lista dos desenvolvedores. O novo navegador já é convincente em todo o quadro e está desfrutando de crescente popularidade. Com o lançamento automático, a Microsoft agora está dando o passo final e aposentando o antigo Edge.
PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DO MICROSOFT EDGE
A Netmarketshare, empresa de análise web, publicou recentemente estatísticas sobre a prevalência de vários navegadores de Internet e sistemas operacionais no mundo a partir de maio de 2020. Se em abril a participação do Windows 10 diminuiu de 57,34% para 56%, então em maio começou a se recuperar, chegando a 57,83%.
Com a recuperação do Windows 10, a plataforma Linux não parou de crescer. Recebeu participação de 3,17% em maio, após 2,87% em abril e 1,36% em março. As posições do MacOS permanecem quase inalteradas – a participação caiu de 9,75% para 9,68%. Mas o Windows 7 continua a cair – agora o SO representa 24% do mercado após 25,59% e 26,3 de março.
O navegador do Google continua dominando com confiança e aprimorando sua superioridade. O Chrome já responde por 69,81%, um novo recorde após os 69,18% de abril. O Edge subiu ligeiramente de 7,76% para 7,86%, mas a participação do Firefox em terceiro lugar caiu de 7,25% para 7,23%.