Nossa parte do sistema solar tem um novo visitante espetacular, um cometa tecnicamente identificado como C/2020 F3 NEOWISE, mas mais comumente chamado de NEOWISE. Este cometa brilhante passou extremamente perto do sol na semana passada e agora é visível, mesmo a olho nu, à medida que se afasta do sol em direção à Terra.
O cometa recebeu o nome da missão que o descobriu, uma missão da NASA para pesquisar objetos próximos à Terra, o Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer ou NEOWISE. A missão detectou o cometa pela primeira vez em março deste ano.
“Nas imagens de sua descoberta, o cometa NEOWISE apareceu como um ponto difuso e brilhante se movendo pelo céu, mesmo quando ainda estava bem distante. Assim que vimos o quão perto ele chegaria do sol, cruzando a órbita de Mercúrio, esperávamos que ele desse um bom show ”, afirmou Amy Mainzer, investigadora principal do NEOWISE, em um declaração.
O cometa foi capturado em detalhes gloriosos esta semana pela Parker Solar Probe da NASA, que atualmente está em órbita ao redor do sol e conseguiu capturar imagens do cometa usando seu instrumento Wide-Field Imager for Solar Probe (WISPR). Embora este instrumento tenha sido projetado principalmente para capturar imagens do sol e dos ventos solares, também foi capaz de capturar o cometa devido ao seu alto nível de sensibilidade, o que lhe permitiu ver as caudas do cometa.
- Como funciona o copo Stanley? Tecnologia simples e eficaz
- Um Foguete chinês irá colidir com a Lua, não um da SpaceX
- Carros elétricos são tão ecológicos quanto você pensa?
A NASA lançou a imagem não processada tirada pelo WISPR e uma versão processada que mostra mais detalhes do cometa.
Ser capaz de imaginar o cometa com tanto detalhe ajudou os astrônomos a entender mais sobre suas propriedades. “A partir de sua assinatura de infravermelho, podemos dizer que tem cerca de 5 quilômetros de largura”, disse Joseph Masiero, vice-pesquisador principal do NEOWISE, no comunicado, “e combinando os dados de infravermelho com imagens de luz visível, podemos dizer que o núcleo do cometa está coberto de partículas escuras e fuligem que sobraram de sua formação perto do nascimento de nosso sistema solar, 4,6 bilhões de anos atrás. ”
O cometa será visível neste fim de semana e no início da próxima semana também. Se você quiser procurar o cometa, Sky e Telescope tem um guia para detectar 0 NEOWISE.