O Rover Perseverance da NASA, que atualmente está vagando por Marte, deixou o mini helicóptero Ingenuity antes do histórico primeiro voo da aeronave de quatro quilos.
O Ingenuity caiu 10 centímetros até a superfície de Marte. Embora 10 cm não pareça uma queda muito grande, fazer um pouso com sucesso ainda é um marco significativo, já que o helicóptero teve que passar por um processo de vários dias de lançamento de uma posição horizontal no rover para uma posição vertical antes de ser colocado para baixo. (Também teve que sobreviver a uma viagem de sete meses pelo espaço para chegar a Marte.)
Agora que a Ingenuity está separada da Perseverance, ela precisará se alimentar e se aquecer. Ela extrairá energia do sol usando seus painéis solares a bordo, mas seu aquecedor terá o difícil trabalho de manter o helicóptero aquecido durante as noites frias congelantes em Marte, onde as temperaturas podem ser inferiores a 54 graus Celsius, de acordo com Bob Balaram, engenheiro-chefe da Ingenuity.
Presumindo que o Ingenuity sobreviva às condições adversas, o helicóptero terá como objetivo de fazer o primeiro voo movido a energia em outro planeta, que atualmente está programado para “não antes” de 11 de abril. A NASA esboçou a zona de voo do helicóptero dia 23 de março. O plano é que ele tente até cinco voos de teste dentro de 30 dias antes de se estabelecer na superfície de Marte para a eternidade.