O voo espacial humano tem uma história relativamente curta, mas a família de foguetes Saturn teve uma importante participação nisso: ela foi usado para levar espaçonave e os primeiros homens para Lua. Mas a primeira parte dessa história foi destruída porque ninguém quis pagar os US$ 250.000 pelo Saturn I, então a NASA o destruiu.
O Saturn I foi responsável por levar a primeira espaçonave para a Lua pela Nasa, e depois de alguns anos o Saturn V foi aquele que levou os humanos ao nosso satélite natural pela primeira vez. Nenhum foguete fez isso desde então, e só agora, com o SLS, os humanos tentarão voltar a Lua através do programa Artemis.
Desde o teste inicial com o Saturn I até a validação dos sistemas lunares no Saturn IB, depois as missões tripuladas à Lua no Saturn V e o retorno do Saturn IB para o voo das tripulações para o Skylab.
Não há como negar a importância do foguete na história dos voos espaciais.
É por isso que tantas pessoas ficaram indignadas quando souberam que o primeiro estágio de um foguete Saturno I estava sendo destruído.
Não, isso não está falando sobre o desgaste ou a deterioração natural dos objetos à medida que envelhecem nos elementos. O palco, já mostrando grandes sinais de desgaste da natureza, foi destruído propositalmente no Marshall Space Flight Center da NASA.
https://twitter.com/AshSpaceBrace/status/1511481755274027016?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1511482118878253058%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-20008358732519131587.ampproject.net%2F2203172113000%2Fframe.html
Quando Ashlee Bracewell, uma engenheira de testes de foguetes, postou fotos da destruição, os fãs do espaço não ficaram satisfeitos, alguns se referindo ao ato como um “fato absurdo”, enquanto outros apenas questionaramo por que da NASA deixar isso acontecer.
O próprio site da NASA reconheceu a importância dele recentemente.
A razão para esta destruição, como para tantas coisas, é provavelmente o dinheiro.
Em 2019, a agência tentou doar o hardware da era Apollo. Como um artigo do CNET da época observou:
Portanto, este é basicamente um foguete espacial não utilizado e genuíno sendo distribuído gratuitamente para escolas, universidades, museus ou bibliotecas interessadas. Tudo o que qualquer organização interessada precisa fazer é pagar pelo frete, que custa um quarto de milhão de dólares neste caso.
Presumivelmente, não tendo encontrado quem se interesse, o hardware foi destruido. Este não é o único pedaço da história dos voos espaciais que sobreviveu nos últimos 60 anos que está destinado à destruição, como o pôster original observou a bancada de testes em que o foguete estava também está pronta para demolição.