Mercado Livre alerta fornecedores contra a venda de produtos falsificados da Apple

Está probido vender produtos falsificados e até citar o nome da Apple e seus produtos em anúncios que não sejam da Apple
Avatar de André Luiz
25/01/2022 às 09:32 | Atualizado há 2 anos
Mercado Livre alerta fornecedores contra a venda de produtos falsificados da Apple 1

O Mercado Livre quer fechar o cerco em torno de produtos Apple falsificados na América Latina. Vendedores da plataforma estão recebendo e-mails da empresa alertando sobre a venda de produtos falsificados. Quem for pego, terá todos seus produtos excluidos da listagem de produtos e serão proibidos de vender qualquer coisa da marca futuramente.

Aparentemente, a própria Apple deve ter apertado o Mercado Livre fazendo denúncias sobre as falsificações. De acordo com uma cópia de um e-mail divulgado pelo Macmagzine, a empresa é bem enfática nas punições.

Mercado Livre alerta fornecedores contra a venda de produtos falsificados da Apple 3
Imagem/reprodução: MacMagazine
  1. O Mercado Livre cancelará todos os anúncios ativos de produtos Apple do usuário denunciado.
  2. A pessoa não poderá mais criar um anúncio de um produto Apple novamente na plataforma.

Além disso, o e-mail enviado pelo Mercado Livre também dá algumas “dicas” para os vendedores revisarem seus anúncios antes de divulgar algum produto Apple.

  1. Oferecer apenas produtos originais. Está proibido anunciar produtos falsificados, ou seja, produtos que levem a marca e não tenham sido fabricados pela Apple.
  2. Não incluir em seus anúncios logos, marcas, imagens nem nenhum outro conteúdo protegido por direitos de propriedade intelectual da Apple sem ter a devida autorização de seu titular, mesmo que sejam produtos originais.
  3. Não fazer referência à marca Apple para descrever seu produto usando palavras como: “semelhante”, “tipo”, “parecido”, “réplica”, “estilo”, “homologado” etc.

Cópias de produtos Apple são normais no Mercado Livre

Produtos falsificados, inclusive com o logo e nome da Apple, sempre foram bem comuns no Mercado Livre. Por isso a primeira dica é bem óbvia: é proibido vender qualquer coisa que tenham esses dados mas não são originais.

Mas o que mais chama a atenção é o segundo e terceiro ponto. O Mercado Livre adverte sobre o uso da marca ou de nomes de produtos da Apple nos anúncios. Isso é novo.

Existem centenas de produtos chineses que possuem marca própria e imitam descaradamente os produtos da Apple, mas não são de fato uma falsificação pois possuem nomes e marcas diferentes. Porém, os vendedores acabam colocando o nome de produtos da Apple para chamar a atenção para os anúncios.”

Anúncios como “Airpods” de outras marcas é normal. Inclusive essa prática é até adotada por “produtores de conteúdo” no Youtube. Quem já não viu anúncios do tipo: “Celular melhor que iPhone”, ou “AirPods de R$ 100”.

Será que a Apple também vai “reclamar” com o Youtube e sites que fazem essa prática?

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ