D-Wave anuncia sistema de computação quântica de última geração com 5000 qubit

Avatar de Redação
29/09/2020 às 12:00 | Atualizado há 4 anos
A D-Wave anuncia Advantage, seu sistema de computação quântica de última geração com 5000 qubit

Em fevereiro do ano passado, foi anunciado pela D-Wave seus sistemas quânticos de próxima geração. Hoje, a empresa cumpriu sua promessa e anunciou a disponibilidade geral de sua próxima geração de computadores quânticos. Apelidado de ‘Advantage’, o novo sistema quântico será embalado com mais de 5000 qubits, mais do que o dobro da contagem de qubit do D-Wave 2000Q sistema e será direcionado para permitir a computação quântica (QC) em escala comercial.

Advantage também se baseará na conexão de seu predecessor. O novo sistema suportará a conexão de cada qubit a 15 outros qubits, tornando-o o sistema quântico comercial mais conectado do mundo atualmente. Ambos os recursos – a maior contagem de qubit e conectividade mais densa – permitirão cálculos mais rápidos para problemas complexos. Na verdade, a nova topologia permite quase o dobro do tamanho dos problemas que podem ser executados na unidade de processamento quântico da Advantage.

… o solucionador híbrido superou ou correspondeu ao melhor dos 27 solucionadores de otimização clássicos em 74% das entradas que foram testadas em MQLib. Além disso, a maior conectividade do QPU permite embeddings mais compactos de problemas complexos, proporcionando uma proporção 50% maior de soluções ideais e até 80% de soluções de melhor qualidade em comparação com o D-Wave 2000Q LN QPU.

Paralelamente, a D-Wave também anunciou um novo solucionador híbrido – o modelo quadrático discreto (DQM). O DQM tem como objetivo expandir o tipo de problemas que podem ser executados em computadores quânticos. Ele faz isso aceitando uma faixa maior de valores de variáveis, incluindo inteiros de 1 a 10, ou mesmo cores como vermelho, amarelo e azul, em vez de apenas variáveis ​​binárias que são 0 ou 1.

Como o Advantage é adaptado para a computação quântica de nível comercial, a D-Wave também anunciou o Launch, um programa para empresas que buscam começar e utilizar aplicativos híbridos quânticos em seus casos de uso. O objetivo do Launch é fornecer suporte adicional às empresas, reunindo uma equipe de especialistas da D-Wave e da comunidade em geral.

O programa D-Wave Launch fornece suporte para ajudar a identificar os melhores aplicativos e traduzir os problemas das empresas em aplicativos quânticos híbridos. O suporte extra ajuda os clientes a acelerar o projeto, a construção e a execução de seus aplicativos mais importantes e complexos, ao mesmo tempo que oferece aceleração quântica e desempenho.

O sistema quântico de próxima geração da D-Wave está agora disponível para uso na empresa Serviço de nuvem quântica de salto. Todos os clientes atuais do Leap terão acesso imediato ao Advantage sem custos adicionais. No entanto, o recém-anunciado solucionador DQM chegará à disponibilidade geral em 8 de outubro. Mais detalhes podem ser encontrados em Site da D-Wave.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ