Com o Starliner da Boeing levando alguns anos a mais do que o planejado para decolar, a NASA pretende comprar mais três voos do Crew Dragon para a ISS da SpaceX.
Em uma postagem do blog na sexta-feira, a NASA anunciou sua intenção de adquirir os voos, declarando “manter uma capacidade ininterrupta dos EUA de acesso humano à estação espacial”. Uma boa maneira de dizer que o Starliner está demorando muito e precisa de mais voos da SpaceX.
É fundamental que comecemos a garantir voos adicionais para a estação espacial agora, então estamos prontos, pois essas missões são necessárias para manter a presença dos EUA na estação. Nossa capacidade de lançamento humano nos Estados Unidos é essencial para nossas operações seguras contínuas em órbita e para construir nossa economia em órbita baixa da Terra.
Kathy Lueders, administradora associada, Diretoria de Missão de Operações Espaciais da NASA
A SpaceX já lançou três missões operacionais para a Estação Espacial Internacional da NASA. A empresa também enviou o voo de demonstração com Bob Behnken e Doug Hurley para a estação e lançou o Inspiration 4 missão orbital. Mais notavelmente, o próximo mês de maio marcará uma década de lançamento de espaçonaves Dragon da SpaceX para a ISS. Isso facilmente torna a SpaceX um dos fornecedores mais experientes de tripulação e carga da NASA em órbita.
Leia também:
Essas adições levarão as missões da tripulação comercial da SpaceX até a Falcon-9. A Crew-3 está atualmente na estação com Crew-4 e Crew-5 programados para serem lançados na primavera e no outono do próximo ano.
Originalmente, o Commerical Crew Program deveria apresentar lançamentos alternados da SpaceX e da Boeing. No entanto, a Boeing tem continuamente experimentado problemas com sua cápsula Starliner, primeiro durante a ascensão em sua missão OFT-1 e, em seguida, um problema de válvula em sua tentativa de lançamento OFT-2.
Como resultado, o próximo A tentativa de lançamento do OFT-2 ainda é TBD enquanto a Boeing trabalha para encontrar uma solução para o problema da válvula.