Tratado do Espaço Sideral completa 54 anos: você sabe o que é?

O Tratado do Espaço Sideral inibiu nações de colocarem bombas nucleares no espaço e muito mais, entenda
Avatar de André Luiz
11/10/2021 às 14:48 | Atualizado há 3 anos
Tratado do Espaço Sideral completa 54 anos: você sabe o que é? 1

Ontem, 10 de outubro, o Tratado do Espaço Sideral (também conhecido como Tratado do espaço Exterior), assinado pelos Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética e que entrou em vigor em 1967, completou 54 anos. Na época, ele foi feito para acalmar os temores de criação de sistemas de armas nucleares baseados no espaço e estabeleceu alguns limites para a exploração industrial.

O pós-Segunda Guerra Mundial trouxe novos temores, substituindo as invasões internas pela possibilidade de uma bomba nuclear ser lançada sobre uma cidade a qualquer momento. Primeiro, o inimigo invisível começou próximo, com lançamentos de países vizinhos ou com o uso de grandes bombardeiros, mas logo caiu mais distante. Então, com o desenvolvimento dos mísseis balísticos intercontinentais, eles poderiam lançar uma ou mais armas nucleares em qualquer lugar do mundo, lançadas por um foguete em um silo a meio globo de distância.

EUA e URSS queriam bases de armas nucleares no espaço

Durante o desenvolvimento de armas nucleares e seus sistemas de lançamento, a exploração espacial cresceu junto com ela. Com a União Soviética lançando seu primeiro satélite, Sputnik, em 1957 e o Estados Unidos seguindo logo depois. O próximo passo óbvio para os militares era colocar armas nucleares em órbita ao redor da Terra, permitindo a destruição mais rápida de seus alvos com apenas o toque de um botão.

Para acabar com esse medo, as principais potências mundiais se uniram por meio das Nações Unidas para desenvolver um tratado que proíbe o uso militar do espaço sideral. Esse tratado ainda é usado hoje para proteger o espaço sideral, mantendo-o apenas para uso pacífico e evitando que corpos celestes sejam reivindicados por nações. Estes são os pontos-chave do Tratado do Espaço Exterior:

  • A exploração e uso do espaço sideral serão realizadas para o benefício e no interesse de todos os países e serão província de toda a humanidade;
  • O espaço exterior estará livre para exploração e uso por todos os Estados;
  • O espaço exterior não está sujeito à apropriação nacional por reivindicação de soberania, por meio de uso ou ocupação, ou por qualquer outro meio;
  • Os Estados não colocarão armas nucleares ou outras armas de destruição em massa em órbita ou sobre corpos celestes, nem as estacionarão no espaço sideral de qualquer outra maneira;
  • A Lua e outros corpos celestes serão usados ​​exclusivamente para fins pacíficos;
  • Os astronautas devem ser considerados enviados da humanidade;
  • Os Estados serão responsáveis ​​pelas atividades espaciais nacionais, sejam elas realizadas por entidades governamentais ou não governamentais;
  • Os Estados serão responsáveis ​​pelos danos causados ​​por seus objetos espaciais; e
  • Os Estados devem evitar a contaminação prejudicial do espaço e dos corpos celestes.

Será que a Força Espacial dos EUA está quebrando o Tratado do Espaço Sideral?

Não, o tratado do espaço sideral não impede que um ramo militar se concentre nos recursos espaciais daquela nação. Também não impede que uma nação tenha meios militares no espaço, apenas o uso de armas nucleares, ocupação militar e posto avançado no espaço estão “vetado”.

A Força Espacial também não é um conceito novo, nem suas missões são novas. A Força Espacial dos Estados Unidos é atualmente apenas uma reorganização de unidades em torno das forças armadas sob um único ramo – protocolos de redesenvolvimento para atender às capacidades modernas. Isso possivelmente economiza o dinheiro dos contribuintes, em vez da crença contrária de desperdiçá-lo.

O Tratado não pode lidar com voos espaciais privados

Quando escrito originalmente, ninguém esperava que a indústria privada assumisse a exploração espacial. O Tratado do Espaço Exterior foi principalmente um tratado de controle de armas, focado apenas em limitar o que as nações podiam fazer no espaço, mas negligenciando as corporações privadas.

Isso leva a uma lacuna curiosa de que as empresas privadas estão isentas desses regulamentos. Isso também levanta a questão de as empresas privadas serem forçadas a seguir essas regras. Nos Estados Unidos, o governo federal aprovou leis que regulamentam as empresas a muitas das regras encontradas no tratado, mas também legalizou a mineração celestial.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ