Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo processador para PCs

Avatar de Redação
01/12/2021 às 08:01 | Atualizado há 2 anos
Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo processador para PCs 1

A Qualcomm anunciou seu mais recente chip principal para PCs: o Snapdragon 8cx Gen 3, que, como o nome indica, é o sucessor do modelo 8cx Gen 2 do ano passado e oferece alguns saltos substanciais no desempenho.

O 8cx Gen 3 é o primeiro chip para computadores Windows construído em um processo de 5nm e promete um desempenho de CPU até 85% melhor e desempenho de GPU até 60% mais rápido em comparação com o 8cx Gen 2.

Além disso, a Qualcomm se orgulha de que seu novo chip oferece “desempenho 60% maior por watt em relação à plataforma x86 competitiva” — embora a empresa esteja notavelmente tranquila em qual plataforma x86 compara as coisas. A Qualcomm também destaca que o chip suporta “duração de bateria de vários dias”, embora, novamente, não forneceu muitos detalhes.

Como se pode esperar de um grande chip portátil da Qualcomm, uma das principais características do 8cx é a conectividade, com a Qualcomm oferecendo suporte para seus modems Snapdragon X55, X62 ou X65 5G (dependendo do tipo de capacidades 5G que os fabricantes querem oferecer). Além disso, o 8cx Gen 3 suportará Wi-Fi 6 e 6E para quando você não estiver fora e por aí.

Snapdragon 8cx Gen 3 é o novo processador para PCs 4

As melhorias habituais de IA também estão aqui: há o Spectra ISP da Qualcomm, que promete melhor foco automático, balanço automático e exposição automáticapara videoconferência, bem como recursos de cancelamento de ruído e eco para melhor áudio.

Além disso, a Qualcomm vem divulgando a vida útil e a bateria de seus chips de laptop desde que anunciou pela primeira vez o 8cx original  em 2018; os chips realmente não decolaram, fora das versões modificadas que aparecem nos  laptops Surface Pro X da Microsoft.

E aqueles computadores que enviaram  com o silício da Qualcomm não fizeram muito de um amassado na hegemonia Intel e AMD x86 para o Windows, com suporte lento para desenvolvedores e nenhum dos avanços revolucionários que os chips m1 da própria Apple trouxeram para seus computadores.

Talvez o 8cx Gen 3 mude isso. Mas é difícil não sentir que o 8cx Gen 3 não é nada além de um stopgap quando a Qualcomm já está provocando seus  próximos chips windows PC para 2023.

Esses chips,  projetados pela equipe da Nuvia que a Qualcomm comprou por US$ 1,4 bilhão no início deste ano, são “projetados para definir o benchmark de desempenho para PCs windows” com liderança em “desempenho sustentado e duração da bateria”, além de oferecer um processador competitivo para os excelentes chips da série M da Apple.

Além do 8cx Gen 3, a Qualcomm também anunciou uma nova plataforma Snapdragon 7c Plus Gen 3. Ao contrário de seu primo principal, o 7c Plus Gen 3 ainda é construído em um processo de 6nm, mas promete até 60% melhor desempenho de CPU multi-threaded e gráficos 70% melhores que o 7c Gen 2. Como o 7c Gen 2, o 7c Plus Gen 3 é destinado a PCs e Chromebooks de entrada, por isso não é tão poderoso quanto o novo 8cx Gen 3.

Além dos aumentos de desempenho, porém, a Qualcomm também está adicionando um modem Snapdragon X53 integrado, permitindo o 5G nos chips de laptop de entrada da Qualcomm pela primeira vez.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ